sexta-feira, 21 de setembro de 2012

                                Gastronomia hoje

            Alimentação na terceira idade ; curiosidades

Aos 65 anos entramos em uma etapa diferente da nossa vida: a terceira idade. Neste momento o corpo se transforma, cessa o crescimento e o desenvolvimento. As estruturas orgânicas se modificam e fatores genéticos, nutricionais e o estilo de vida do idoso se tornam importantíssimos para que se mantenham saudáveis e impeça doenças.

Alimentação na terceira idade
Segundo os nutricionistas é muito importante ter uma alimentação diferenciada na terceira idade, pois nessa fase começam a ocorrer alterações fisiológicas. “Há diminuição no gosto dos alimentos, dificuldade de mastigação (muitas vezes por perda dos dentes e uso de próteses) e alterações no tempo de digestão dos alimentos”, destaca.


Ao preparar as refeições, o Ministério da Saúde recomenda algumas medidas especiais que são necessárias para atender aos princípios de uma alimentação saudável.
Com a idade chega à sabedoria – mas também a perda de músculos, que pode dificultar as tarefas diárias desde levantar da cama até carregar pacotes do supermercado e o mais importante, os netinhos. Agora, os pesquisadores da Universidade do Texas – se


tor Médico em Galveston tem boas notícias. Consumir proteínas pode ajudar os idosos a retardarem sua perda muscular e a se manterem fortes.

Os idosos tendem a consumir menos proteína que a população mais jovem, e com frequência não obtêm a quantidade recomendada a cada dia – cerca de 0,8g a cada kg de peso (aproximadamente 60g para uma pessoa com peso de 75kg). Na realidade, a maioria da população idosa pode estar consumindo menos proteínas que necessitam para se manterem saudáveis.    

Por isso devemos incentivar nossos idosos a consumir mais proteína









Nenhum comentário:

Postar um comentário